sábado, 13 de maio de 2017

Moana


Como o tempo passa, não é mesmo?

Fala Pessoal, como vão vocês? Hoje eu pretendo falar sobre o filme da Disney, Moana.

Como vocês bem devem se lembrar, em Setembro do ano passado eu fiz um artigo sobre o que eu esperava de Moana, mas que tinha só ficado nas espectativas pois o filme ainda não tinha sido lançado e ficamos montando teorias a respeito do filme.

Claro, muitos de vocês leitores já devem ter visto o filme na pré-estreia, ou quando ele saiu em cartaz, mas eu só fui ver esse filme mesmo semana passada e aqui estou para falar a respeito do que eu achei do filme.

Sem mais delongas, vamos ao filme.

(Aviso: Esse artigo contém SPOILERS, caso queira ver o filme, assista aqui)
Moana (Moana: Um mar de Aventuras, como é conhecido no Brasil) é um filme em formato de animação de gênero aventura e fantasia musical produzido por Ron Clements e John Musker, criado pela Disney em 23 de Novembro de 2016.

Ron Clements (1953-) é um cineasta, escritor, diretor e animador americano que trabalha a anos com seu amigo de longa data Jonh Musker para a Disney. Juntos eles produziram pérolas como A Pequena Sereia, Hércules, Alladin, A Princesa e o Sapo e Planeta do Tesouro.

John Musker (1953-) é um animador que trabalhava para a Disney desde 1981, que foi quando ele se formou em uma universidade voltada as artes/ilustrações (Weinberg College  of Arts



Sinopse:

A história começa, quando a Deusa-Mãe, Te Fiti cria a vida, originando assim as ilhas, fauna e flora desses lugares. Após fazer o seu trabalho, Te Fiti entrou em um sono profundo e se transformou em uma ilha. Todas as criaturas ansiavam por obter o ''coração de Te Fiti'' pois era uma joia com o poder de dar vida a coisas. Um dia, Maui, um semi-Deus roubou essa joia, e com isso surgiu Te Ka, um monstro de fogo que espalha destruição e trevas. 1000 anos se passam, e a história se foca em Moana, uma jovem nativa de ilha uma tribo polinésia, e também filha do chefe da tribo. Moana sonha em um dia poder se aventurar pelo mar afora, mas sempre é impedida pelo seu pai super-protetor. Moana acaba sendo escolhida com a difícil missão de achar o coração de Te Fiti, encontrar Maui e juntos devolverem a joia para o seu lugar, antes que seja tarde demais. E juntos, eles terão que encontrar a ilha de Te Fiti, passando por muitos perigos.



Personagens:

  • Moana Waialaki: Ela é uma jovem aventureira e sonhadora herdeira do ''trono'' da tribo. Moana sempre ficou dividida entre seu sonho (Ir para o mar) e suas responsabilidades (Se tornar uma líder). Quando pequena, Moana presenciou um grande acontecimento: Ela viu o mar ''se moldar'' a sua volta quando ela foi entrar, acontece que aquilo foi o chamado do coração de Te Fiti que tinha encontrado Moana e a escolhido para trazer o equilíbrio da vida de volta.
  • Maui: Ele é um Semi-Deus com feitos e poderes incríveis. Maui é forte, engraçado, corajoso e um pouco traiçoeiro. Com sua arma (um Anzol mágico) ele pode mudar de forma, adotando a forma de qualquer criatura. Maui apesar de ser um cara incrivel, ele possui uma história triste, e colocou todo o mundo em perigo (afinal ele roubou o coração de Te Fiti) apenas com o objetivo de agraciar os humanos e voltar a ser adorado.
  • Tamatoa: É um caranguejo gigante que habita o mar dos monstros. Tamatoa é obcecado por coisas brilhantes, e detêm posse de um valioso tesouro (Coisa que faria o Smaug parecer pobre...só que não). Tamatoa é um inimigo jurado de Maui, pois a muito tempo atrás, eles se confrontaram e Maui arrancou uma das pernas de Tamatoa. Tamatoa é vaidoso, mas também é assustador quando fica furioso, parecendo que negativaram suas cores, dando a ele um ar de perigo e mistério (tipo aqueles predadores do fundo do mar, que coincidentemente é uma das coisas que ele é).
  • Chefe Tui: É o pai de Moana e líder de sua tribo. Chefe Tui quer que sua filha assuma os deveres de um líder da ilha e deixe essa ''bobagem'' (palavras dele) de sonho de conhecer o mar pra lá. Apesar de parecer um grandessíssimo idiota, Chefe Tui tem seus motivos para não permitir que Moana vá para o Mar. A muitos anos atrás, quando Tui era um rapaz da idade de Moana, ele também era sonhador e aventureiro, e decidiu sair da vila a noite com seu melhor amigo em um barco, acontece que pouco tempo depois, ocorreu uma grande tempestade que afundou a embarcação e que só deixou Tui como sobrevivente, e desde então ele se culpa pela morte de seu melhor amigo e não deseja que esse mesmo fim trágico ocorra com Moana.
  • Sina: Ela é a mãe de Moana....beh (nada a acrescentar)
  • Tala: Ela é a avó de Moana. Apesar de alguns acharem que Tala não é lúcida, ela é uma das pessoas mais sábias da vila, além de ter uma espécie de elo com o mar e a fauna. Sua função é fundamental para o desenvolvimento da trama, pois é ela quem encoraja Moana, e quando morre, ela reencarna em uma raia que guia Moana ao seu objetivo. Ela também foi a responsável por ensinar Moana sobre os primeiros ancestrais daquela ilha e por dar o coração de Te Fiti que tinha ficado na praia quando Moana era criança.
  • Hei Hei: É o frango de estimação de Moana. Hei Hei é um alivio cômico (E dos bons), ele foi considerado ''O Personagem mais idiota já produzido pela Disney'' e por mais bobinho que ele se pareça, ele foi muito util na viagem para devolver a pedra/coração...caso contrário, ele seria comido com farinha pelo Maui (Brincadeira...não tinha farinha no contexto).
  • Te Fiti/Te Ka: São as grandes divindades da vida e do fogo respectivamente. Com a ''morte'' de Te Fiti, surge Te Ka, uma criatura gigante feita de lava e que reside nas regiões de um canal por onde nossos heróis devem passar para chegar a ilha de Te Fiti. Existe um plot Twist sobre esses dois, mas eu não irei entregar esse SPOILER                                                                                                                  (Plot Twist: seria uma grande reviravolta da história.)




Universo da Animação:

Moana: Um Mar de Aventura possui quase 2 horas de duração. Nesse tempo nos é mostrado os personagens e suas motivações.
Para a criação da história, a Disney mandou seus funcionários de férias para a Polinésia, afim de que cada um deles se dedicassem ao máximo a respeito dos costumes daqueles povos, e o resultado? Uma bela obra de arte.

Moana é incrivel em todos os aspectos: Como bem devem lembrar do artigo que fiz antes sobre Moana, eu elogiei a direção de arte da Disney, devido as suas paisagens paradisíacas, e eu volto a mencionar: Moana é um dos filmes de animação mais bonitos que eu já vi.
O que eu vou dizer vai parecer maluquice pela comparação: As praias de Moana me lembram das paisagens litorâneas de Chrono Cross, tudo tão bonito e tão verde.

Para fazerem as paisagens, a Disney se inspirou em algumas ilhas, você pode ver a matéria aqui.

E já que estou falando de questões gráficas, irei partir para o próximo assunto: Animação.

De longe, a coisa mais incrível a ser produzida para o filme foi o personagem Maui. Isso se deve pois para criar o personagem, foram feitas duas animações ao mesmo tempo: O próprio Maui, e as suas tatuagens. Acontece que as tatuagens de Maui são ''interativas'' com o mesmo, elas tem ''vida'' e se mechem, como é uma fantasia, a gente não se preocupa com a parte técnica por trás disso, mas na verdade o Maui foi desenhado, e durante a modelação em 3-D, foi desenhado em cima do personagem com CG as suas tatuagens. Apesar de não mostrar, aqui vai uma parte da produção de Moana: neste link

Outro ponto forte da animação são as músicas: As músicas são incriveis, para mim só não são melhores do que as do meu top animações da Disney (Que pretendo fazer a seguir)

De qualquer forma, ouçam as músicas aqui no original e aqui dublado em PT/BR

Em especial, gostaria de mencionar a minha música favorita do filme, ''De Nada''



Em geral, as músicas são incriveis, elas contam histórias e são bem divertidas. Outra que posso citar é a ''Saber quem eu sou''.



Essa música além de mostrar o sonho de Moana, ainda conta um pouco dela para nós. Eu posso estar ficando doido, mas a verdade é que eu identifiquei diversos personagens dentro de Moana.

Tem um pouco de Mulan em Moana, notamos isso pela forma como ela encara seus deveres.
Ainda posso citar outros personagens da qual eu já havia feito menção no outro artigo, como em Aladin (Sonhadora), Pocahontas (Curiosa), Kida (Forte/Valente), Ariel (Uma voz belíssima), Lilo (Fofa/Adorável/Carismática), etc...

A dublagem desse filme é algo estupendo, as vozes dubladas são muito boas, mas eu recomendaria ouvir em Inglês, pois fizeram uma coisa sem igual: Poram o The Rock (Dwayne Johnson) para fazer a voz do Maui.



Para quem não conhece, Dwayne Johnson é uma celebridade de alto quilate, apreciado pela sua carreira na WWE como The Rock, quanto pela extensa lista de filmes que ele atuou, os mais conhecidos são alguns filmes da disney, como o Treinando o Papai (2007) e a saga de filmes de ação Velozes e Furiosos.

Pago um misto quente para quem for maluco de zoar o The Rock pelos filmes da Disney.

Alias, é até uma burrice fazer isso (Não pelo motivo de ser quebrado pelo ''Is Cookie'' (Piada interna que só eu e meu amigo Alexandre vamos entender)) mas porque os filmes desse cara são realmente bons, ele como ator é um sujeito muito carismático.

Uma curiosidade: Vocês sabiam que pegaram os dubladores originais de Moana e Maui (Auli'i Cravalho e Dwayne Johnson respectivamente) para usarem de molde facial para os personagens? Claro, vão me dizer que o Maui não tem nada a ver com o The Rock, mas até o lance de levantar uma sobrancelha o personagem tem.

Auli'i Cravalho, a dubladora da Moana.

Agora que falei sobre a arte, produção e sons (Música e Dublagem) irei falar sobre a trama e as inspirações.


Em relação a trama, a história tem sua magia, mas outro ponto chave é ver o desenvolvimento dos personagens.
O coração de Te Fiti

Vemos a Moana encarando perigos que ela nunca antes imaginou passar, como por exemplo tempestades e o Mar dos Monstros.

Outra coisa que me fascina é a real história de Maui.
Vejam bem, ele aparece todo cheio de si para cima da Moana quando eles se conhecem e dá a entender que ele é vislumbrado pelos povos da ilha, mas por outro lado, conhecemos a história triste dele, ele era um humano que ainda bebê foi abandonado pelos seus pais, Maui acabou caindo no mar criando nele um trauma que é até dito (porem não aprofundado) na letra de ''De Nada 

''Só resta eu dizer então de nada 
pelo barco que emprestou 
Eu vou bem alem alem de nada
Sou Maui mas não sou bom nadador''

Maui foi resgatado pelos Deuses que ofereceram a ele a oportunidade de viver, ele então foi criado como um Deus entre os homens e ganhou dos Deuses o seu anzol mágico.

 Maui gostava de ser adorado pelos homens, e esteve disposto a tudo para agrada-los em troca de reconhecimento, chegou até a roubar o coração de Te Fiti para presentear a humanidade com o dom da vida, mas não esperava pela confusão que isso geraria e no fim ele não cumpriu seu objetivo e foi esquecido pelos nativos (Me lembrou um pouco de Jack Frost de A Origem dos Guardiões)


Agora, sabem o que é engraçado? É que segundo a mitologia polonesa, De fato Maui existiu, e foi um grande guerreiro.

A Disney fez um trabalho impecável de pegar diversos elementos da cultura polonesa e incrementar com sua fantasia e fazer esse filme de uma maneira fiel e divertida, porem antes de seu lançamento em alguns lugares, Moana atraiu a atenção negativa de algumas pessoas.

Como por exemplo nesta matéria do G1, onde fala que o povo dessas regiões se sentiram ofendidos com o filme pois segundo o olhar deles, foi uma falta de respeito expor as crenças deles de forma a ganhar lucro.

Também criticaram o design de Maui, pois segundo eles, deu a ideia errada de que todos os nativos da Polinésia eram gordos.

A Disney precisou pedir desculpas e fazer umas alterações ali e acolá, mas no fim isso não deu em nada, houveram pessoas que criticaram a comercialização de fantasias de Moana para o Halloween (O Halloween diferente do que o povo brasileiro acredita, é uma data onde as pessoas se fantasiam DO QUE QUISER, mas o foco são ícones de terror) alegando que isso era uma prática racista, pois estavam se fantasiando de negros (que ideia babaca).

Enfim...Eu sei que o assunto religião é delicado, mas o povo polonês devia ter um pouco de gratidão pela Disney que abriu os olhos do mundo e permitiu ver que existem outras mitologias e crenças que não sejam aquelas que vemos jogando SMITE (Mitologia Grega, Nórdica, Egipcia, Chinesa, etc...)


Outra coisa que me agradou bastante em Moana foram os Easter-Eggs (referencias de outras obras dentro do filme principal).

No outro artigo, eu falei da minha necessidade de ver um Easter egg de Pequena Sereia em Moana, e fui agraciado por 2.


Lampada do Gênio de Alladin no meio do tesouro de Tamatoa.

Durante uma das músicas (De Nada) aparece em uma transição o Linguado, o peixe amigo de Ariel de a Pequena Sereia.


Tamatoa fazendo menção ao Sebastião de A pequena Sereia (Liguem o tradutor e leiam se precisar)




Minha Opinião:

Eu recomendo esse filme. Me lembro do primeiro artigo quando eu brincava de detetive tentando adivinhar em que contexto foram feitas certas cenas, e até cheguei a introduzir uma ideia de como seria Moana, eu estou feliz e surpreso por ter acerto em alguns aspectos.
Esse filme certamente será lembrando, talvez não com o mesmo sucesso de um Frozen, tão pouco de um Rei Leão, mas é certo que sera o filme favorito de crianças e adultos por muito anos ainda.

Eu estou correndo atrás do tempo perdido que foram os dias em que eu não postei nada, irei ver se consigo fazer o mês de Maio ser de vacas gordas, caso contrário irei focar minhas energias nas férias.

Esse foi mais um artigo feito, espero que tenham gostado, se tiverem sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários. Sei que o que irei falar poderá soar chato, mas se possível, me sigam no Blogger também, é sinal de que realmente tenho alguém que goste dos meus artigos, vocês já me dão muita contribuição por verem, mas eu gostaria de poder analisar o que pensam sobre cada um deles.

Então era isso o que eu tinha para falar, a gente se ve no próximo artigo, até a próxima e tchau.

4 comentários:

  1. Amei que no filme os animadores veteranos dão uma lição de longevidade, com disposição para reinventar a si mesmos passados dos seus 60 anos. Amei a participação Dwayne Jhonson no filme. Lembro dos seus papeis iniciais, nos filmes de comedia e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Também desfrutei muito sua atuação neste filme Jumanji Bemvindo A Selva cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Emma Oliveira. Então, eu não cheguei a ver o filme novo do Jumanji (ainda), mas em uma coisa a gente tem que concordar, o Dwayne Jhonson é um grande ator. O sujeito é carismático, engraçado e deveras emotivo, quando falo em filmes onde ele aparece, gosto de citar o ''Treinando o Papai'' que mostra todos esses lados do ator. E quanto a Moana, sim, os animadores conseguiram se renovar em sua arte técnica e criatividade, foi como mencionei no artigo, a Disney pagou viagem para seus produtores/animadores, etc... para a Polinésia, onde puderam relaxar e conhecer das tradições e costumes locais, algo que trouxe veracidade ao universo do filme.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir