terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Assassins's Creed o Filme.

Fala pessoal, como vão vocês? Eu estou de volta após sair com meus amigos para um cinema, e o filme que fomos assistir foi o recém estreado filme do Assassins's Creed, então eu irei falar sobre o filme, esse artigo promete ter muitos SPOILERS, então quem quer ver o filme antes ou não quer ter a expectativa estragada, passe reto e voltaremos com nossa programação normal.
Então pessoal, vamos ao filme.
Assassins's Creed (O Credo do assassino) é um filme de ação, aventura e suspense com elementos de sci-fi criado em 14 de Dezembro de 2016  por Justin Kurzel com parceria da Ubisoft e da 20th Century Fox. 


Justin Kurzel (1974-) é um Escritor/roteirista e diretor de cinema. Kurzel é casado e possui duas crianças. Ele também é conhecido por ter feito obras como Blue Tongue (2005), Snowtown (2011) e The Turning (2013).


A Ubisoft é uma empresa no ramo do desenvolvimento de games e possui uma sede na França. A Ubisoft é uma das maiores empresas do ramo dos games da atualidade, sendo conhecida pela criação de franquias que conquistaram inúmeros prêmios, como Assassins's Creed, Far Cry, Rayman e Watch Dogs. A Ubisoft foi fundada em 1986 por 5 irmãos.


A 20th Century Fox é uma das maiores empresas do ramo de entretenimento áudio-visual associada a filmes. Esse Estúdio foi fundada em 28 de dezembro de 1934, pela fusão da Fox Films com a 20th Century Pictures.
A Century Fox detêm a nomenclatura de uma das seis maiores empresas do ramo do cinema dos Estados Unidos, sendo reconhecida mundialmente, a Fox têm posse de diversas marcas, sendo elas criadas ou negociadas em parceria de outras empresas, como por exemplo X-Men, Os Simpsons, Uma família da pesada (apesar de não passar na emissora FOX), Alvin e os esquilos, dentre inúmeras outras marcas. A Century Fox se especializou na exibição de filmes, séries e curta-metragens direcionadas para todos os públicos (Menos o público +18 por questões eróticas) e trabalha com todos os gêneros.


Uma vez apresentada a união de nomes, marcas e idéias por trás do filme, vamos a ele, e como diria o Jack Estripador: ''Vamos por partes''.





Sinopsia:

A história do filme gira em torno de Callum (Cal) Lynch um homem que no seu passado perdeu a mãe para o próprio pai que era um membro remanescente da ordem dos assassinos. Cal após isso passa por inúmeros desafios, crescendo como um rebelde movido pela agressividade e um trauma. Nisso a história avança em 30 anos e vemos Cal sendo levado para o corredor da morte, mas algo inesperado acontece. Ao invés dele morrer com a injeção letal, ele é dado como morto e levado para as estalagens da Abstergo que vê em Cal a possibilidade de concretizar o seu plano para subverter o mundo as suas normas e regras. Cabe a Cal agora ver o seu passado e buscar descobrir os planos da Abstergo antes que seja tarde de mais.





Personagens:


  • Callum Lynch (Michael Fassbender): Callum é um homem dado como morto e que é trazido para um lugar estranho. Cal é um homem agressivo e que busca de alguma forma corrigir os crimes no passado e se junta por um momento com a Abstergo para que eles tenham o que tanto procuram.
  • Aguilar de Nerha (Michael Fassbender): Aguilar é um homem fiel a ordem dos assassinos e também antepassado de Callum à pelo menos 500 anos atras (O filme se passa em 2016 e os acontecimentos vivenciados por Aguilar são de 1490 mais ou menos, na mesma época das cruzadas). Aguilar tem como missão proteger a Maça do Éden (já falo mais sobre) das mãos dos templários.
  • Dra Sophia Rikkin (Marion Cotillard): Uma mulher muito inteligente e filha do diretor da Abstergo. Ela criou o projeto Animus, que faz as pessoas vivenciarem momentos presenciados por seus antepassados. Sophia tem um passado trágico e usa de sua invenção para trazer a paz ao mundo.
  • Alan Rikkin (Jeremy Irons): Diretor da Abstergo, pai da Dra Sophia e um homem inescrupuloso que segue os costumes da ordem templária. Alan Rikkin quer obter a maior descoberta que a sua empresa pode fazer, o reencontro da humanidade com a maçã do éden, ele busca usar a maçã para subverter países a sua disposição, fazendo uma nova era de ''paz'' através do controle total das pessoas, evitando assim qualquer protesto que seria dado como um sinal de ''violência''.
  • Moussa (Michael K. Williams): Moussa é um dos ''voluntários'' do teste Animus, e assim como Cal, Moussa é descendente de algum assassino da ordem dos assassinos. Moussa é o ''equilibrado'' entre os detentos, é muito habilidoso e tenta ajudar Cal.

Dentre outros.





(Momento divagação: Antes de dar progresso aos detalhes do filme, eu decidi falar a respeito do jogo Assassins's Creed, assim vocês poderão ter uma noção melhor das nuances do filme, e ressaltarei trechos dessa história durante a medida em que o filme for se desenrolando, Ok?, então vamos e elas).



No jogo Assassins's Creed é contado a história de duas fraternidades que travavam guerras durante séculos: Eram a Ordem  dos Templários e a Irmandade dos Assassinos.

A Ordem dos Templários era um grupo de soldados que seguiam ao Papado (forças religiosas do catolicismo). Eles lutavam na santa cruzada templária, conquistando lugares por onde passavam e estabeleciam as suas doutrinas por aquelas regiões (Em Assassins's Creed eles demonizaram os Templários).

Já a Irmandade dos Assassinos era um grupo de pessoas especializadas na arte de serem furtivos, eram pessoas que lutavam em nome da liberdade (sem influencia dos templários) e que como o próprio nome diz, eram assassinos.

Essas duas fraternidades travaram lutas por séculos até a história apagar a existência deles, e é quando somos trazidos para a atualidade.

Existe uma corporação privada que diz lutar pelos avanços da humanidade, ela se chama Abstergo.
A Abstergo produziu um projeto secreto conhecido como Animus. O Animus trabalha através de uma pessoa que entra na maquina, uma vez ''dentro'', a Animus vasculha dentro do DNA dessa pessoa, em busca de informações sobre suas ''vidas'' passadas.

Para explicar melhor, vamos com uma coisa que todo mundo sabe (ou sabe mais ou menos o que é); Dêsavu (Lê-se Dejavi): O Dêsavu é um evento que acontece com uma pessoa, e que é caracterizada por uma situação onde essa pessoa vivencia e a considera familiar, como se já tivesse passado por aquilo.
A ciência diz que os Dêsavu's são causados por ondas cerebrais que se confundem com o seu sentido da visão e projeta ''memórias falsas'' que fazem você se familiarizar com determinada situação.

Dentro do Universo de Assassins's Creed, os Dêsavus são causados por memórias genéticas, isso é, as memórias de seus antepassados e que ficaram impressas no seu DNA.

A Abstergo criou o Animus com o objetivo de recolher informações de pessoas que já morreram, mas para isso, eles teriam que ter alguma pessoa que é descendente dessa linhagem.

Na imagem acima temos o Desmont, o protagonista dos três primeiros jogos de Assassins's Creed, e que é o descendente direto da Irmandade dos Assassinos.

Acontece que a Abstergo não é santa, ela criou esse projeto para ter as informações que ela queria; Por debaixo dos panos, a Abstergo era na verdade uma Agência de alta tecnologia que é comandada pelos últimos remanescentes da órdem dos Templários, e que decidiram por em prática mais uma vez o plano deles.

Em Assassins's Creed, os Templários buscam  a chave do controle do mundo, são relíquias perdidas no tempo e que garantem um incrível poder, um desses itens é a Maçã do jardim do Éden. É dito que essa maçã além de ser a maçã do pecado de Adão, é uma fruta que esta codificada a chave da sabedoria, liberdade, virtude e livre arbítrio, aquele que a tiver, terá o poder nas mãos.

E é essa a trama retratada no filme.




História do Filme: (SPOILER)

A história do filme segue Cal Lynch, esse que sofreu por perder a mãe e que acabou indo parar em uma vida de crimes, isso dura até ele ser pego e no dia do seu aniversário de 30 e poucos anos é levado para o corredor da morte. Mas ele não morre e é levado para a Abstergo, uma edificação localizada no meio do nada e que diz lutar pelo bem da humanidade.
Cal se vê em uma prisão, já que todos os ''voluntários'' do projeto Animus seguem uma rígida vida dentro das instalações, sendo usados para adquirir informações para a Abstergo.
Cal é ligado na Animus e um cinto de metal junto de diversos dispositivos que se conectam ao usuário através de uma agulha que se liga a espinha neural do individuo.
Nesse momento Cal vivencia os passos de seu ancestral Aguilar, um assassino de alta patente e que passou pelo juramento do Credo dos assassinos, a qual o proíbe demonstrar qualquer fraqueza (para eles, sentimento também é fraqueza) para não comprometer a missão.
Aguilar vive na Espanha do Século XV e a grande trama com esse personagem e esse período gira em torno  da Ordem Templária que anda destruindo vilarejos de povos de descendência árabe em busca do Príncipe da Espanha. Os Templários querem a maçã do Éden e o ultimo país da resistência (Convenientemente a Espanha) tem guardado em algum lugar tal relíquia, então eles (templários) querem pegar o garoto para fazer um acordo com o Rei para em troca do filho, o Rei da Espanha oferecer a maçã, e cabe a Aguilar impedir.
Em uma parte do filme nós vimos o destino dos assassinos e das pessoas que eram complacentes com eles; eles eram queimados VIVOS.
Esse tipo de ''emoção'' desperta Cal da maquina e ele é retirado dali.
A partir dai, Cal tem visões com o seu antepassado e começa a desenvolver ''poderes'' como a dos assassinos, logo ele começa a enlouquecer e a desenvolver habilidades de luta e reflexos aguçados (semelhante ao que acontecera com Desmont no final do primeiro jogo de AC)
Cal é levado para o refeitório do lugar e lá conhece Mussa e os outros detentos, esses que respondem por seus nomes de assassinos. Os detentos parecem odiar Cal, pois eles sabem o que esta em jogo por causa da colaboração de Cal, e se A Abstergo obter o que quer, todos eles serão mortos.
A Dra Sophia tenta ser uma amiga de Cal, e muitas vezes dá brechas para ele para tentar ter a sua confiança, acontece que a causa de Sophia é pura, mas é mal intencionada pelos outros funcionários e por seu pai.
Então Cal decide entrar de novo na maquina e temos uma das melhores cenas do filme, onde ele como Aguilar mata dezenas de Templários, mas o choque de realidade é tanto que Cal começa a convulsionar.
Então é mostrado Alan Rikkin que leva Cal até um lugar onde fica os detentos deteriorados pelo choque de realidade (Dessincronização, como no jogo). Alan faz a cabeça de Cal e até o chantageia com a lâmina que foi do seu pai e que foi a arma para matar a sua mãe. Alan da como teste final de Cal tomar a lâmina e matar um detendo de lá (Este que era o pai de Cal).
Nisso Cal fica sabendo da verdade e não mata o seu pai. É então que ele decide entrar por uma ultima vez na maquina e temos na sequencia a rebelião dos detentos, enquanto Cal como Aguilar esta tramando um ataque ao Papá, enquanto esta sendo feita a troca do Príncipe da Espanha pela maçã do Éden, acontece que nem tudo sai como esperado e Aguilar acaba tendo que fugir, nisso acontece uma sobrecarga no Animus que o deixa avariado.
Cal após enxergar toda a verdade, parte junto dos assassinos (os detentos da Abstergo) para parar a apresentação da Maçã do Éden na reunião dos templários remanescentes (um grupo de pessoas de grande influência, isso a gente tira pela elegância das pessoas)
Cal Mata Allan e neste momento Sophia acaba mudando o seu objetivo, após ver o pai morrendo, ela decide cumprir o ''destino'' dos Templários.




Ambientação: 

A ambientação de Assassins's Creed é uma das coisas mais bem feitas já feitas, eles souberam retratar com perfeição os cenários daquela época, uma salva de palmas para o pessoal. Diga-se de passagem, eles tinham a ajuda da Ubisoft, uma das empresas mais lucrativas e criadora da obra, certamente o pessoal tinha acesso ao material do jogo além de contar com pesquisas sobre a arquitetura dos prédios.
Não apenas as paisagens estão boas, como também o figurino e o elenco das cenas onde temos Aguilar como protagonista permanecem fieis aqueles tempos.
No tempo presente, temos como foco a sede da Abstergo que é dividida em diversos setores, a área do laboratório e a área dos detentos. A primeira é mostrada com diversas vitrines com utensílios tanto dos templários quanto a dos assassinos, fora diversos tipos de aparelhagens eletrônicas, algo que parece vindo de uma ficção cientifica, o que faz sentido, já que a Abstergo é uma empresa intocável que tem acesso aos melhores recursos. Já a área dos detentos parece aqueles centros de reabilitação que vimos em filmes de fuga da prisão, o Refeitório, a ala de recriação e tudo mais, a diferença é que os detentos não são aprisionados por celas, e sim em quartos especializados e vigiados por diversas câmeras que monitoram até o menor passo daquelas pessoas.





Ação:

As cenas de ação do filme são esplêndidas, são recheadas de combates onde os assassinos demonstram suas acrobacias e ataques mortais em seus alvos, além de momentos onde temos um exército a cavalo atrás deles. Cenas como lutas são um dos pontos chaves mais bem retratados aqui. E lembra que eu disse que Cal começava a ter visões sobre seu ancestral? Ele começa a conhecer melhor a história do seu povo e acaba aprendendo os costumes, meio que por osmose. Assim temos cenas de luta tanto no passado quanto no presente, e ver a luta dos seguranças contra os detentos que possuíam as habilidades de seus ancestrais foi uma experiencia vidrante.





Suspense: 


O filme trata de maneira fiel certas questões trabalhadas nos jogos. Como é uma readaptação de ideias para uma outra mídia, é visível que eles não seriam iguais aos jogos. Por outro lado, O filme tem o seu próprio ritmo com o andar das coisas, e existe um certo mistério sobre alguns eventos presenciados no filme. O tema tocado sobre a dominação sobre todos aqueles que são contrários a Abstergo e a forma como se avança a luta final de Aguilar te faz abrir inúmeras portas sobre o que ira acontecer na cena seguinte.





Complementos e Originalidade:


A forma como o filme trabalha sobre a origem dos Assassinos e as suas crenças é algo muito interessante, pois serve de complemento as informações que temos nos jogos.
No filme nós vimos o juramento de Aguilar, e o desmembramento do seu dedo anelar. No jogo não vimos esse tipo de cena, mas há a explicação: Os Assassinos não possuíam armas tão avançadas, e resolviam tudo na boa e velha lâmina, eles cortavam o dedo anelar fora para dar passagem para a Lâmina em seus ataques, e esse dedo também era escolhido pelas questões matrimoniais, é como se fosse uma lembrança que uma vez assassino, o sujeito não poderia ficar preso a qualquer tipo de laço, inclusive os de casório. O filme é original em mostrar que alem do protagonista, há outros iguais a ele vivendo aquela situação, mas os outros personagens não tinham o Aguilar como ancestral, por isso eles não tinham as informações genéticas necessárias para a Abstergo e aos poucos eram descartados de seus planos (mas viviam em Carcere mesmo assim).





Semelhanças com o Jogo:

O filme é fiel em certos aspectos com o jogo, temos por exemplo a mesma sinopsia, alguns personagens do filme são inspirados em alguns do jogo, como por exemplo Sophia que é inspirada em Lucy Stillman, e Alan Rikkin é inspirado em Warren Vidic. Fora isso temos as ambientações e os movimentos dos assassinos, no filme nós vemos diversas cenas de Parkour (o que é o ponto forte da Ubisoft) além de uma cena com o ''Salta de la Fé''. Não sabe do que estou falando, falo disso aqui.
É fato também que o filme também trouxe modificações, como o desfecho de algumas coisas e a própria maquina Animus, mas vocês querem que o filme seja igual o jogo?



Final:

A forma como o filme termina é de dar satisfação imediata a qualquer fã da franquia, fora o fato que ele termina com um Cliff-hanger (Já falei o que é Cliff-Hanger no meu artigo de Divertidamente, mas volto a falar aqui, CliffHanger ou Cliff-Hanger, é quando um filme termina dando indícios para uma continuação.)





Atuação:

Eu gostei da atuação dos personagens, eles souberam transmitir o que o personagem devia sentir e como se portar, como por exemplo a Confusão da Dra Sophia quando posta a parede sobre o que devia ser o certo. O medo de Cal quando esta para morrer em sua execução também é algo realista.
Fora isso, não tem muito o que eu possa exclarecer.






As CGs:

O filme utiliza em diversas ocasiões (Na grande maioria delas) Computação gráfica, como por exemplo para recriar certos elementos de cenário e até a pouca fauna que nos é apresentados no tempo de Aguilar.





Minha Opinião:


Eu fui ver esse filme hoje, e para ser sincero eu não sei bem o que eu esperava assistindo esse filme, eu não tinha expectativas e procurei apenas me entreter com esse passa-tempo com meus amigos, mas eu vi que o filme era bom e precisei fazer um artigo sobre ele.
Eu não sirvo como mediador em relação sobre o que vou falar, pois não cheguei a ver muitas adaptações de jogos para os filmes, mas é sem nenhuma dúvida que eu afirmo: Assassins's Creed o filme é a melhor adaptação de um jogo para as telonas.
Uma coisa que me incomodou enquanto estava escrevendo esse artigo foi que eu parei para observar em alguns sites de onde eu tirei essas imagens, sites esses que eram de especialistas de cinema, e segundo eles esse filme foi catastrófico.
Eu sinceramente não entendo, não sei se fui eu que não sei compreender quando algo pisa na bola (ironia, pois sei reconhecer lixo quando vejo), mas não entendo como o filme pode ser criticado pela ''crítica especializada''.

“Assassin’s Creed representa o primeiro filme de Fassbender como produtor, embora seja difícil ver o que o excitou sobre ele, já que ele não tem nada para interpretar”

Que?

O filme dividiu em sua duração de 2 horas e 20 minutos todos os elementos principais da trama no jogo. É óbvio que com isso de certa forma, faz a trama ser confusa e apressada, pois o filme é ''corrido'' demais, já que tem que desenvolver a história em cima de todas as tramas existentes nele, Até ai ok, mas dizer que não havia nada para interpretar?
Por que esses caras não fazem os filmes então?
Se o filme tivesse um desenvolvimento tão grandioso com os personagens, iriam criticar pois AC iria parecer um monólogo chato e sem cenas de ação, característica essa que nos cativou do segundo jogo em diante (O primeiro jogo de Assasins é aclamado por suas ideias ousadas, pois de resto ele é bugado  e difícil para um Ca****)


Então era isso que eu tinha para dizer, espero que os que tenham lido o artigo tenham gostado, se tiver uma opinião ou um ponto que queira esclarecer, por favor responder com educação nos comentários. Sugestões e críticas também são bem vindas.
Era isso o que eu tinha para dizer, até a próxima e tchau.

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