quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A história por de trás de Pokémon

Fala pessoal, como vão vocês? Hoje eu estarei criando um quadro novo, chamado ''A história por de trás''.
Esse quadro vai funcionar da seguinte forma: Eu irei explicar o gêneses de certas coisas, como a criação de um jogo (como ela foi feita, e ''tals''), a criação de um filme, explicando de onde tiraram as inspirações dele e como foi o rumo que o  criador tomou para chegar naquela concepção.
Então eu decidi falar sobre A história por de trás de Pokémon, espero que apreciem.

O Começo de nossa história começa em 1965 em Machida no Japão.
(Obs: vejam a área pintada em vermelho)

Em 28 de agosto de 1965 nasce Satoshi Tajiri.
(Esse cara aqui)

Satoshi Tajiri nasceu de uma família humilde, sua mãe era dona de casa e seu pai era um vendedor de carros.
Satoshi era um garoto introvertido e considerado estranho pelas outras crianças. Uma paixão que Satoshi sempre teve foram os animais, mas a sua mãe não permitia que eles tivessem um animal de estimação, e foi ai que começou o Hobbie de Satoshi Tajiri.
Naqueles tempos (1965-1975 mais ou menos) Machida era um povoado com titulo de vila, devido a sua baixa urbanização e a pouca presença demográfica da região.
Machida era uma vila com muitas áreas intocadas pelos homens, eram matas e florestas.
A maior diversão de Satoshi era a de ir passear sobre esses lugares a procura de insetos, ele era apaixonado pelo o que fazia, ele gostava de brincar e ficar observando essas criaturas por horas e horas, e até tinha um animal favorito, era um Besouro Rinoceronte.

Satoshi alem de ficar observando os insetos, ele também gostava de ''colecionar'' eles (ele pegava os insetos e colocava em seus bolsos).

(No futuro eu irei dar certas ressaltas)

Satoshi não era de ter muitos amigos, mas os poucos que ele tinha o caracterizavam como sendo um garoto criativo e de um olhar clínico.

Satoshi nesse tempo tinha um sonho, ele queria ser um Entomologista (Cientista que estuda uma parte da biologia voltada para os insetos e aracnídeos)

Mas Satoshi tinha um ''problema'': Ele não se dava bem com as pessoas, ele era calado, e preferia passar o dia inteiro cuidando de seus ''bichinhos'' isso lhe rendeu o apelido de ''Doutor Bug'' (Doutor Inseto).

Conforme os anos iam passando, a vila de Machida foi ganhando aspectos urbanos e isso foi dificultando a tarefa de Satoshi em encontrar os seus amigos.
Depois de um tempo, quando Satoshi entrou na adolescência, ele decidiu entrar em uma escola técnica, mas não gostava daquilo, foi nesse momento que ele decidiu se dedicar ao jogos.

Satoshi então desenvolveu um novo Hobbie (jogar jogos eletrônicos), o seu favorito era Space Invaders. Mas tudo tem um preço; Satoshi ficou tão viciado em seu novo Hobbie que ele quase reprovou de ano.

Satoshi acabou perdendo o interesse nos estudos, mas ficou curioso quanto a área de jogos, então ele participou e se formou em um curso que teve 2 anos de duração e se especializou em eletrônica e ciência da computação no colégio nacional de tecnologia em Tókio.

Com 16 anos (1977), Satoshi participou e venceu um concurso de design de games que foi promovido pela Sega.

O Pai de Satoshi tinha ficado preocupado pela nova ambição do filho (naqueles tempos, o pessoal acreditava que a industria dos games não era lucrativa), então ele arrumou um emprego de eletricista para o filho, mas tempos depois, Satoshi teria deixado esse mesmo emprego e partido para criar o seu próprio negócio.

Em 1978 Satoshi reuniu um grupo de colégas que ele fez no curso de eletrônica e alguns jovens que estiveram no concurso da Sega, e juntos eles fundaram a GAME FREAK.

A Game Freak a principio era uma revista especializada em jogos, e eles desenvolviam matérias sobre os mesmos. Até que um dia, um rapaz chamado Ken Sugimori viu a revista de Satoshi e decidiu ajudar eles.

A função de Ken era a de ilustrador dentro daquela micro empresa, e ele era o responsável por ilustrar os cenários e os personagens das revistas da Game Freak.
(Futuramente, ele seria o ilustrador das histórias de pokémon)

A Game Freak também criava histórias e publicava em revistas de aproximadamente 28 páginas, e eram todas feitas a mão.

A Game Freak foi ganhando destaque na boca do povo, e Satoshi decidiu se aprimorar, ele começou a fazer essas revistas impressas para melhorar a sua distribuição, mas Satoshi sentia que faltava algo...Foi então que ele decidiu que criaria o seu próprio jogo.

Satoshi aprendeu a desenvolver linguagens em software
E ao entender como funcionava o seu Famicom, após o desmonta-lo, Satoshi desenvolveu um jogo para a plataforma da Nintendo, e o jogo que ele criaria iria dar renome a ele por aquela região, ele criou em 1987 o jogo Mendel Palace.
Esse jogo tinha algumas semelhanças com Boberman.


O jogo era de gênero arcade e funcionava da seguinte forma: Você estaria em uma plataforma com o piso separado por azulejos, e haviam inimigos na tela. O seu objetivo era jogar esses inimigos para fora da plataforma, levantando esses azulejos e os empurrando, também existia itens secretos que podiam te dar power-ups ou apenas mais pontos.

E em 26 de abril de 1989 Satoshi, junto de Ken Sugimori e um novo amigo e programador, Junichi Masuda fundaram a Game Freak empresa de jogos, com um nome homônimo a revista, como uma forma de homenagem.


Em 1990 Satoshi criou um livro onde ele relatava as suas experiencias como jogador de jogos árcades.

E em 1991, Satoshi estava passeando durante uma pausa do seu trabalho e foi quando avistou dois garotos jogando em seus game boys e usando um cabo Game Link
Satoshi deve um devaneio: Imaginava insetos se rastejando dentro do cabo game link e sendo transferidos para o outro game boy, e então ele se lembrou de sua infância e decidiu inserir essa ideia em um jogo.

Satoshi relatou uma vez que ele queria que as crianças pudessem ter as mesmas experiências que ele quando criança, então decidiu criar um jogo sobre criaturas mágicas a qual você teria que caçar.

Dado o processo em andamento, os desenvolvedores criaram algumas artes, e o pessoal da Game Freak decidiu levar a ideia para a Nintendo, que não sabia muito bem do que se tratava, mas ficaram interessados por causa dos design's.
O pokémon Rhydon foi o primeiro pokémon oficial a ser feito, outras ideias haviam sido criadas, mas muitos deles foram descartadas.

A principio, o nome de seu jogo seria ''Capsula-Monster'' (Monstros de capsulas) e a sua inspiração para isso seriam aquelas maquinas que você colocava uma moeda e saia um brinquedo

Acontece que a Nintendo não gostou do nome e através de um acordo, todos entraram em concento com o nome ''PocketMonsters'' (Monstros de bolso)

O pessoal da Game Freak fez uma parceria com a Nintendo e eles passaram mais de 5 anos trabalhando no jogo, nesse tempo, Satoshi  conheceu melhor a Shigero Miyamoto, e o mesmo lhe deu diversas dicas, como por exemplo criar duas versões do mesmo jogo, com leves alterações, para patentear o jogo e estimular a troca de dados entre cabos game link

Acontece que não foram tempos fáceis, Satoshi não era pago e ele tinha entrado de cabeça no projeto, fazendo a Game Freak quase falir e ele teve que ser sustentado pelos pais por um tempo.

Até que finalmente em 27 de fevereiro de 1996 surgem os jogos Pokémon Red e Green no japão.

Esses jogos a principio não tiveram propaganda de antecipação e coube ao destino dar o futuro de uma nova franquia da Nintendo, gerada por uma empresa até então novata no ramo.

Mas Pokemon Red e Green foram um sucesso, ganhando destaque do povo e a noticia foi se espalhando até pokémon virar uma febre no Japão.



E qual era a moral do jogo?

Em Pocket Monsters, havia um mundo conhecido por Mundo Pokémon (foi dai que pegou o nome para as outras versões de jogos e países), neste mundo, existem criaturas mágicas conhecidas como pokémon, eles tinham poderes e eram seres vivos que habitavam a terra junto dos humanos.
Os humanos e os pokémons se ajudam para viver em sociedade, apesar de pokémon's serem criaturas selvagens. 
Algumas pessoas usam tais criaturas para tarefas e auxilio em empregos, outras as tem como mascote e ainda ha aqueles que usam pokémons para competir com outras pessoas.
Um renomado cientista criou uma esfera com a capacidade de capturar e armazenar os pokémons, e assim nasceu a Pokebola.
Então os humanos começaram a caçar pokemons e através de tais artefatos surgiram os primeiros treinadores de pokemon.

Na criação de Pokémon, Satoshi lembrou de seu primeiro passatempo e decidiu introduzir a ideia dentro do jogo. 
Raciocinem comigo: 
  • Ele gostava de caçar insetos que eram territoriais e que lutavam constantemente. 
  • Esses Insetos viviam na mata (por isso os pokemons são encontrados na grama)
  • Se você quer afastar os insetos fosse passa repelente (O mesmo é aplicado em pokémon)
  • E os insetos passavam pela metamorfose de sua fase larval para a fase adulta (Foi com essa ideia que surgiu a ideia de criaturas que iam evoluindo e se desenvolvendo)
Satoshi achou que seria interessante ambientar nesses animais alguma coisa que os tornassem únicos e especiais, então ele decidiu ''fundir'' elementos da natureza nesses animais e plantas, surgindo assim os ''Tipos'' de pokémon. E decidiu introduzir um sistema de vantagem e desvantagem ao bom e velho estilo Jo-Ken-Po (Pedra-Papel-Tesoura)

Alguns pokémons foram inspirados em animais (Pikachu), enquanto outros foram espécies catalogados de plantas (como o Weepinbell)

Em alguns casos, o pessoal ainda foi mais alem, criando pokémons a partir de criaturas de lendas e mitologias, como por exemplo Magikarp e Gyarados, ambos os pokémons fazem parte da lenda da carpa magica que subiu a correnteza de um rio e se transformou em um grande dragão chinês.

Os pokemons tinham nomes que eram a fusão ou a tradução de alguma coisa que os ligavam a vida real: Como por exemplo Pikachu, que vem das onomatopeias Pika-pika (algo que se fosse traduzido ficaria como brilho/luz) e Chu-Chu (que uma tradução aproximada significaria trovão).

Fora o design inovador, simples e bonito, os produtores do game ainda decidiram introduzir toda uma história sobre o universo de pokémon, alem de características únicas dos próprios pokemon, para isso foi criado a Pokedex.
  A pokedex é uma enciclopédia sobre pokémons, nela ficam armazenados os dados sobre os pokémons listados, como por exemplo habitat, tamanho, características principais, dentre outros.

As músicas do jogo também são marcantes, como não se lembrar da música de Pallet, ou da música do Centro Pokemon?, e para os mais sádicos, como não lembrar de Lavander Town?

Alías, vocês sabiam que deu M**** com a primeira versão da música de Lavander Town? A primeira versão era uma música mais melancólica e houveram relatos de pessoas com tendencias suicidas e com fortes dores de cabeça por ouvir a música por tempo prologado (Claro, é uma superstição, mas vai saber...)



A história do jogo:

Você esta na pele de um garoto de Pallet, e junto de seu rival vocês vão sair em uma jornada em busca de se tornarem mestres pokémons (titulo esse dado ao melhor dos treinadores). Para isso, você deve sair por ai coletando insignias de líderes de ginásio pokemon.


O jogo vendeu uma quantidade absurda de cópias, e a marca do jogo se espalhou para outros produtos, como linha de banho até automóveis.


O jogo também teve as suas inúmeras lendas urbanas e outras histórias, como por exemplo a localização do tão cobiçado Mew, que era dito que ficava de baixo de um caminhão em Vermilion.
Mas mostrou-se falsa a tal teoria, em vez disso, o Pessoal da Game Freak em parceria de outras empresas e revistas faziam semestralmente eventos onde eles passavam o Pokémon Mew para o game boy do sortudo que tivesse a chance. Para ter uma ideia, o primeiro evento desses que aconteceu no japão reunia 20 exemplares do pokemon Mew, e houveram mais de 78.000 inscritos para concorrer ao prêmio.


Futuramente o jogo iria se expandir para o ramo de game Cards.

E em 28 de setembro de 1998, surge o fenomeno pokemon nos E.U.A
Essas versões que traziam algumas evoluções gráficas, além de alterações em alguns diálogos e também algumas censuras.

Com o sucesso de Pokémon, no Japão, o pessoal da Game Freak decidiu realizar um questionário, onde os principais jogadores desse jogo listavam seus pokémons favoritos.
A Ideia desse teste de popularidade era dar ao personagem principal do anime um mascote, o pessoal foi mais mente aberta e deram espaço para outros pokémons fora os iniciais:
Ao final desse ''evento'' em busca do mascote perfeito, saiu o resultado, e o vencedor foi a Clefairy:
Mas acontece que o pessoal achou que esse pokemon não iria vingar, eles buscavam um pokemon que tivesse carisma e fosse aceito por todos os públicos, e um pokémon que é obviamente voltado ao publico feminino podia gerar uma certa estranheza com os seus consumidores meninos, por isso eles procuraram por um pokemon mais neutro, e o vencedor (e o 2° lugar desse primeiro teste) foi o Pikachu, um pokemon elétrico.


E assim, em 1 de abril de 1997 surgiu o anime Pokemon.

E aqui vocês podem ver a abertura.

E qual é a história?

O anime gira em torno de Satoshi (o protagonista recebeu o nome do criador em sua homenagem, no resto do mundo que ele se chama ASH KETCHUM) um garoto que ao completar seu aniversário de 10 anos, ganha a licença para se tornar um treinador pokémon, mas acabou chegando tarde demais no laboratório do professor carvalho e teve que ficar com o ultimo pokemon que sobrou, um Pikachu muito poderoso mas temperamental.
Ash e Pikachu se metem em uma enrascada com uma horda de Spearow e de maneira milagrosa escapam dela, a partir dai se cria um laço de amizade e eles partem em uma jornada para conseguir se tornar o mestre pokemon.

A série trabalha questões como amizade e companheirismo.
O anime de Pokémon foi o ultimo tiro para dar a explosão que foi a febre de pokemon pelo mundo.

Em 1998 surgiu então a ultima versão do jogo da primeira geração, falo de pokemon Yellow.
Pokemon Yellow é um jogo com melhorias gráficas e que é mais voltado aos eventos presenciados no anime.

E tivemos de tudo aqui no Brasil com o nome dessa marca, como por exemplo o Guaraná Caçulinha.

Além da hoje em dia extinta revista Pokemon Club, a qual eu tenho todos os exemplares:
Essa revista foi criada em 1999 e acabou com a edição 87 em 2004.
Essas revistas eram publicadas pela CONRAD e reuniam inúmeras coisas em suas revistas, enciclopédia pokemon, jogos, máterias exclusivas sobre pokemon, como eventos e futuros acontecimentos no anime, além de conter de forma sortida alguns episódios em forma de HQ.








Tanto o Anime quanto os jogos foram sendo reinventados para as futuras gerações, onde foram sendo criados novos pokemons, novos lugares e novos personagens.






E o universo de Pokemon foi expandido para outras mídias também, como por exemplo em filmes e em mangá.




A franquia de Pokemon é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a franquia de jogos do Super Mario.




Minha Opinião:


Eu poderia falar mais sobre essa franquia, mas acho que já deixei claro como ela se desenvolveu.
Eu espero que tenham gostado pessoal, se tiverem dúvidas, sugestões ou críticas, favor escrever nos comentários.
Até a Próxima e tchau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário