segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O legado de Chrono parte 1/2

 Olá pessoal, muito bom dia, hoje estou animado com o tema do artigo, então, lá vamos nós.

O jogo que irei retratar é o tão Aclamado Chrono Trigger, esse jogo aqui ó:

Chrono Trigger foi lançado em 11 de março de 1995 para a plataforma Snes (Super Nintendo) pela empresa Squaresoft (atual SquareEnix) 

E contava com a participação da Dream Team em seu desenvolvimento

A Dream Team (equipe dos sonhos) foram uma equipe escalada para a produção de um dos jogos mais complexos de todos, em seu elenco nós tinhamos:


Hironobu Sakagushi, o criador da Franquia de Final Fantasy, responsável pela parte ''jogavel'' do game


Yuji Horii, o criador da Franquia de Dragon Quest, responsável pelas ''ambientações'' e inimigos do game


Akira Toriyama, O criador/Mangaká da série Dragon Ball, ele foi responsável pelo Caracter Design do jogo, alem do mundo a qual o jogo é ambientado


Nobuo Uematsu, ele foi responsável pela composição das trilhas sonoras da maioria dos jogos da Square, incluindo a franquia de Final Fantasy

Juntos, eles trabalharam com a ''mão de obra'' da Square em parceria da Enix para criar essa obra de arte.

Em nossa história, somos dados a pele ao jovem protagonista Crono (deveria se chamar Chrono, mas o jogo não suportava 6 caracteres para o nome do personagem)

Crono é um jovem espadachim que tem um espirito de aventura e um dos principais papéis dessa história: Salvar o Mundo (mas eu já chego lá)

Chrono acorda (ou melhor, sua mãe o acorda) para chegar a Feira Milenar, na praça de Leena, uma praça que tinha sido construida para celebrar a vitória dos humanos contra os demônios a 500 anos atrás...

O objetivo de Crono era encontrar sua amiga de infância Lucca.

Lucca, ela é uma inventora com um passado composto por uma culpa a qual a fez se tornar uma cientista, para poder ajudar o pai com suas tralhas tecnológicas para que nunca mais houvesse nenhum acidente.

Chegando lá, Crono acaba se esbarrando com uma garota loira, a qual chamaremos de Marle:

Marle é uma garota rebelde e aventureira que quer viajar o mundo e se sentir livre.

Aparentemente tudo esta bem (não, não esta, pois Marle perde seu pedante)
Como o cavalheiro que é, você logo pega ele e no final a entrega, a partir dai, ela começa a acompanha-lo.
Tempo passa, tempo vem, e logo nos encontramos com Lucca que achava que tinhamos nos esquecido de sua promessa(você se comprometeu a ir ver a invenção dela, uma maquina de teletransporte)
Como bom rato de laboratório, Crono decide testar a maquina e aparentemente ela funciona, quando estamos para ir embora, Marle diz que quer ir na invenção tambem...
Mas algo dá errado, e a moça desaparece, 

Crono acaba como por responsável do sumiço da garota e tem a missão de traze-la de volta, seja lá onde ela parou, então pegamos o seu pendante de vamos atrás dela...
Depois de muita confusão descobrimos que viajamos no tempo, parando em 500 a.C, num estilo medieval onde monstros transitam por aquelas terras, não demora muito e decidimos ir no castelo, onde somos salvos por uma ''Rainha'', essa era a Rainha Lenna, que por alguma razão você a acha familia, então você a segue até os seus aposentos...
E descobrimos que ela é a Marle (tam,tam,tammm!)
Mas antes que pudéssemos fazer algo, a garota some, é então que aparece Lucca que nos explica a situação:
Acontece que Marle, era na verdade A princesa Nádia, uma garota rebelde que contrariando as ordens do pai, saiu do castelo,ela era descendente da rainha Lenna que nesse tempo havia sido sequestrada pelos monstros, na linha de tempo normal, a rainha havia sido salva, mas com a chegada de Nádia, os soldados pararam de procurar por Lenna, como há a ameaça da rainha ser Morta, a Nádia/Marle corre o risco de nunca existir, e é ai que começa a corrida contra o tempo. (Há um trocadilho na verdade com ''corrida contra o tempo'' pois uma das variantes em inglês disso seria Chrono Trigger, que por si sendo traduzido significa ''Gatilho temporal'')

Em nossa busca encontramos um estranho cavaleiro da guarda, ele se define como Sapo.
Sapo (seu nome real é Gleen) é um antigo soldado da guarda que era escudeiro do cavaleiro Cyrus, que era dito como Lendário, Gleen em uma missão com Cyrus haviam sido pegos, Cyrus foi morto e Gleen foi transformado por um feitiço.

Uma vez salvando a Rainha, tudo volta ao ''normal'' e voltamos para o nosso tempo.
Só que Crono acaba preso por acusação de sequestro (pois por mais que você seja rapido, na verdade vocês ficaram dias fora).
Escapando da prisão com o auxilio de Lucca, fugimos junto de Marle ate a floresta, onde entramos numa fenda temporal que se abriu.
 (Transição durante viagens temporais)

E vamos parar numa terra totalmente destruida.
Explorando um pouco descobrimos que aquilo ali seria o nosso futuro em 2300 a.C (a.C é uma medida temporal ficticia, e não deve ser levada a séria no aspecto Antes de Cristo)
A razão para o mundo estar como esta é por causa do ''Dia de Lavos'' que foi caracterizado pela emersão de um gigante parasita que saiu da terra e atacou o mundo todo com disparos de ''arpões'' de sua carapaça.
 A partir desse momento, o objetivo do jogo começa.
E nessa aventura cruzamos o caminho de outros personagens carismáticos, tais como:
Robô, ou Prometheus R-66Y, ele era um robô construído para matar a raça humana, mas por ele possuir consciência de suas ações, foi taxado de defeituoso e foi desativado em um domo.
Ayla, ela é a lider de uma tribo de homens pré-históricos, ela é dotada de uma enorme força, e apesar de na ilustração ela estar usando uma clava, ela decide tudo nas mãos mesmo.
Magus, ou Janus, ele foi em um momento do jogo o grande vilão da série, mas depois descobrimos que ele não é o responsável por Lavos, ele é um anti-herói que antigamente era visto como um garoto especial, (ele é oriundo da terra de Zeal, um paraiso celestial, onde todos eram totados do poder da magia) apesar disso ele é muito poderoso e tem seus motivos.


Detalhes Tecnicos

Esse jogo, por ser criado por quem foi, ele apresenta inumeros elementos tanto narrativos, quanto em aspectos visuais que lembram muito dragon ball.
Lavos 2ºform (não lembra alguem não?)

Chrono Trigger se baseada na tão polemica teórica de viagem temporal, onde nossos heróis desbravam terras cujas as ambientações fazem jus a sua era, o tempo ''presente'' do jogo é apresentado como uma mescla de tecnologia steampunk, com mundo medieval e criaturas semelhantes a das eras antigas/pré-históricas, assim como foi com Dragon Ball.
o seus ''mundos'' são divididos pelas seguintes eras:
  • Pré-história(6,5.000.000 a.cC)
  • Era do Gelo (12.000a.cC)
  • Idade Média(500a.C)
  • Presente(1000a.C)
  • Dia de Lavos(1999a.C)
  • Futuro(2300a.C)

Cada ambiente é registrado por uma história, onde temos eventos especias, inimigos unicos e certas partes do jogo, onde podemos influenciar eventos que mudaram o futuro.

 (Devido a uma side-quest, nós transformamos um deserto em uma floresta).

O sistema de batalhas do jogo é estilo por turno, mas é algo em ''tempo real'' (se você demora para atacar, os monstros irão te atacar ate te matar)
Basicamente, nós atacamos e esperamos nosso turno.
Diferente dos outros RPGs, onde achamos lutas randômicas, aqui os inimigos são ''presentes'', quando encostamos neles, há uma luta:
Em luta é exibido um painel que pode estar na  parte superior ou inferior da tela (isso você pode configurar)
Nesse painel é mostrado nosso inimigo, seu nome, alem de nosso personagem, existe de forma bem humilde em formato numérico a representação de nosso HP (HEART POINT ou pontos de vida/coração) e MP (MAGIC POINT ou pontos mágicos), é aquela velha história, se o HP zerar, vc morre e se seu mp zerar não poderá usar magias ou habilidades.
Ainda é dividida em 3 partes o painel na hora de nossa ação: Lutar (onde você desfere um ataque normal, usando sua arma basica), Tecnícas (onde utilizamos de ''poderes'' combostos de ataques elementais ou não) e Item (a qual acessamos o inventário)
Para fugir da luta pressionamos os comandos ''L'' e ''R'' do jogo.
Nos dizeres de elementos, bom, Em uma determinada parte da história nossos heróis herdam poderes mágicos para poder lutar contra o mal.
Segue a ''listinha'':
  • Crono: arma: Espada Katana, elemento luz/raio (Ele é o personagem mais equilibrado do jogo, com a mistura de ataques ofensivos e habilidades de cura)
  • Marle :arma: Besta, elemento água (na verdade gelo) (Ela é uma personagem que se identifica mais para o clássico ''white mage'' dos rps, ou seja, ela é mais útil com magia do que batendo, e ela é uma healer valiosa).
  • Lucca: arma: Raio de Plasma (uma ''pistola''), elemento fogo (Ela é uma ''black mage'' em comparação, ou seja o negócio dela é varrer ''HORDAS'' de inimigos, usando de ataques em área, assim como marle ela não é tão forte nos ataques normais, mas compensa pelos debuffs em inimigos.
  • Gleen: arma: Espada (estilo escalibur, espada medieval) elemento água (ele é um exímio lutador, e é descente tanto em luta quanto em magia, mas sua magia de água não chega a ser tão forte, ele seria como um paladino em um rpg, também é healer)
  • Robo: arma: Seus ''braços'' (teoricamente é o seu revestimento, já que vive de investidas) Elemento nulo (tecnicamente ele possui ataques que se assemelham ao elemento trevas) (Ele é o ''Tanker'' da jogada, possui uma defesa muito boa e seu ataque é mediano pra cima, de todos ele é o mais lento, mas como eu disse, ele é tank.
  • Ayla: arma: Punhos, elemento (ela simplesmente não tem) (Ayla nasceu muito antes da magia, então ela não pode usufruir desse artificio, mas compensa por ser a personagem mais forte em força física, por ser a garota com o maior HP e ser a personagem mais rápida) (Bônus: ela possui uma técnica chamada ''Charme'', muito útil, quando for enfrentar bosses, já que eles dropam itens raros)
  • Magus: arma: Foice, elemento Trevas (disparadamente ele é o personagem mais OP que você vai ver nesse jogo, para habilita-lo devera dizer não quando forem se enfrentar em 12000 a.C, ele alem de ser muito ágil, ele é bastante versátil, sendo usado tanto para lutar quanto para usar magias, alem de que os golpes mais fortes de Crono, Lucca e Marle, são os mais fracos de Magus)
Uma inovação desse jogo foi o acréscimo do sistema de ''cooperação'' ou COMBO, quando 2 ou mais personagens atingem um certo lnl eles desbloqueiam suas habilidades e juntos eles aprender a fazer técnicas duplas e triplas, onde eles mesclam seus ataques em poderosos ataques de fazer 9999 de dano.



A Trilha sonora é composta por Yobuo Uematsu, então ela é orquestral, eu recomendo que vocês vejam os links abaixo, pois são as musicas temas do jogo:
Apesar desse jogo ser impecavel, (sua tecnologia oferecia do melhor daquela época para os padrões da época)
A franquia de Chrono coleciona casos de tristes cancelamentos, então nunca poderemos ''degustar'' das sequencia dessa obra.
Alem de Chrono Trigger, era para ter sido criado inumeras continuidades, tais como:
Chrono Break seria um jogo RPG que iria ser intermediario da saga e explicaria eventos que fariam sentido para o surgimento de Chrono Cross
Chrono Trigger: Radical Dreamers era um jogo de um pacote de jogos de uma idéia ousada e fracassada do Super Nes do japão, o console da terra do sol nascente tinha presente uma entrada para ser acoplada um hardware que funcionaria como um captador de rede via satelite, por meio dele, seria baixado uma parte extra do jogo, esse jogo foi cancelado, pois era dificil de execultar tal feito, alem do aparelho ser caro e oferecer poucos titulos, na qual somente RD era continuação de um jogo, e os outros 5 games eram jogos experimentais a qual não encontrei nada a respeito...
Esse foi um protótipo para Nintendo64, seria chamado de CHRONO TRIGGER: 3D
Esse jogo cumpria as exigencias de inumeros fãns que aclamaram pela volta de Crono, com mais conteúdo e prometendo mais potencia gráfica.
Não se sabe o porque a Square de uma hora para a outra simplesmente voltou a trás e cancelou o jogo.
Alem desses portes, Chrono futuramente contaria com uma versão em 3ds que contaria com um final ''verdadeiro'' que ligaria ponte para chrono cross e que sanaria duvidas a respeito de Schala (esta com duvidas? vá jogar o jogo, o que está esperando?)
Alem desse jogo, nós também temos Chrono Cross, mas esse é para um outro artigo.




Apreciem com moderação. (Mas Matteus, esqueceu de falar que CT conta com 16 finais, algo nunca antes visto). Bom nesse caso, comentem o que acham de interessante e tambem deem sugestões para próximos artigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário